Escolha uma Página

Che Guevara, Rádio Rebelde e a Revolução Cubana

Che Guevara, responsável pela Radio Rebelde em Sierra Maestra, durante a Revolução Cubana.

“Aqui Radio Rebelde! Aqui Radio Rebelde!”. Em meio às montanhas da Sierra Maestra, no leste de Cuba, nasceu uma ferramenta de comunicação que se tornaria vital para o sucesso da Revolução Cubana: a Radio Rebelde. Fundada em 24 de fevereiro de 1958 pelo Comandante Ernesto Guevara de la Serna, mais conhecido como Che Guevara, esta estação de rádio clandestina representou a resposta dos revolucionários à crescente censura do governo de Fulgêncio Batista sobre a imprensa.

Che Guevara e a Radio Rebelde em Sierra Maestra

Che Guevara, responsável pela Radio Rebelde em Sierra Maestra, durante a Revolução Cubana.

Che Guevara, responsável pela Radio Rebelde em Sierra Maestra, durante a Revolução Cubana.

A estação de rádio clandestina conhecida como Radio Rebelde foi fundada em 24 de fevereiro de 1958 pelo Comandante Ernesto Guevara de la Serna, o Che Guevara, em Altos de Conrado, Sierra Maestra, província oriental de Cuba. A primeira transmissão durou 20 minutos e foi imortalizada na radiodifusão cubana com a chamada “Aqui Radio Rebelde! Aqui Radio Rebelde! Transmitiendo desde la Sierra Maestra en territorio libre de Cuba”. Che Guevara supostamente teria ficado impressionado com o poder das comunicações via rádio depois de analisar o papel fundamental que a estação clandestina La Voz de la Liberación, implantada pela CIA na Guatemala, exerceu na queda do governo de Jacobo Arbenz em 1954.

Inspirado pelo impacto de estações de rádio em conflitos anteriores, Che e Fidel Castro viram na radiodifusão o único meio eficaz de falar diretamente com o povo cubano, construindo confiança e mobilizando apoio para a causa revolucionária. A primeira transmissão, marcante com o bordão “Aqui Radio Rebelde! Transmitiendo desde la Sierra Maestra en territorio libre de Cuba”, deu início a uma era em que a rádio se tornou a principal fonte de notícias e diretrizes para os cubanos, transmitindo discursos de Fidel.

A Rádio Rebelde foi imprescindível para o sucesso da Revolução Cubana, vez que com a intensificação dos conflitos, o governo aumentou a censura sobre a imprensa cubana. Fidel Castro e sobretudo Che Guevara, sabiam que uma estação de rádio era a única maneira de falar diretamente com o povo. Na Rádio Rebelde, longos discursos e entrevistas de Fidel Castro eram transmitidas aos cubanos, que passaram a confiar na rádio, fazendo com que a audiência alcançasse proporções gigantescas. Nas cidades e vilas, as pessoas fechavam as janelas para sintonizar a programação veiculada entre 17 e 21 horas.

Em 9 de abril de 1958, a estação clandestina inflamou os trabalhadores de Havana para uma greve geral, com o intuito de que a economia do país fosse paralisada. Contudo, o apelo não surtiu tanto efeito entre os habaneros, fazendo com que a tentativa de rebelião fosse rapidamente esmagada pelas forças do governo. O fracasso da rebelião de abril deixou Fidel Castro convencido de que a revolução só poderia ser vencida no campo de batalha.

A Tomada de Havana

Na véspera do Ano Novo de 1958, a estação transmitiu os primeiros relatos da tomada de Santa Clara pela coluna de Che Guevara. Já no primeiro dia de 1959, Fidel Castro reiterou o pedido de greve geral e rechaçou todas as tentativas de negociação dos militares, que almejavam um golpe de estado para substituir o presidente Fulgêncio Batista por um general do Exército. Fidel reforçou a ordem para que sua força revolucionária invadisse a cidade de Havana e tomasse o controle. A Radio Rebelde não apenas informava, mas também inflamava, transmitindo os avanços das tropas rebeldes, como a tomada de Santa Clara. Em poucas horas, o exército cubano se rendeu, Batista fugiu e a Revolução Cubana triunfou.

Aniversário da Rádio Rebelde

Durante a celebração do décimo quinto aniversário de fundação, Fidel disse: “…a Rádio Rebelde tornou-se realmente nosso meio de divulgação massiva, com o qual nós nos comunicamos com o povo e se transformou em uma estação com altos índices[…]de maneira que era um centro de comunicações militares extremamente importante, além de ter sido uma ferramenta de enorme alcance que desempenhou um papel político muito importante durante toda a guerra…”.

Atualmente, a Radio Rebelde transmite 24 horas por dia uma programação essencialmente informativa, dedicada principalmente à eventos esportivos nacionais e internacionais. A estação está localizada no prédio do Instituto Cubano de Rádio e Televisão (ICRT), em Havana, capital de Cuba.

Referências:
Radio Rebelde. Acesso em Agosto de 2013.
Revolution! Clandestine Radio and the Rise of Fidel Castro. Don Moore. Acesso em Agosto de 2013.
A Morte nos Portões do Paraíso

A Morte nos Portões do Paraíso

A foto intitulada “a morte nos portões do paraíso” foi tirada pelo fotógrafo Javier Bauluz e venceu o prêmio Pulitzer, causando enorme polêmica na época.

ler mais